Saúde mental não é um privilégio é um direito e um dever.
O janeiro branco é uma campanha sobre saúde mental criada em 2014 em minas gerais, idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão. O objetivo dessa campanha é conscientizar, inspirar e engajar pessoas, organizações, autoridades e toda sociedade no cuidado com a saúde mental e provocar ações em politicas públicas.
Atividades desenvolvidas no janeiro branco:
Certamente, expandir essas ações para ao longo do ano permite que mais pessoas tenha acesso a saúde mental potencializando os efeitos da campanha janeiro branco, afinal de contas se a gente não cuida da mente, a mente acaba com a gente.
Por que falar de saúde mental em janeiro?
O primeiro mês do ano inspira as pessoas a refletirem acerca de suas vidas, das relações, dos sentidos, dos passados que viveram e objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro representa novos começos, novas possibilidades.
Por que branco?
A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas em branco” sobre as quais podemos escrever novos capítulos, novas histórias. O cuidado com a saúde mental é uma responsabilidade compartilhada que abrange a sociedade e o aspecto pessoal. Por isso que a saúde mental é um direito e um dever. Precisamos de condições favoráveis como ambientes de trabalho saudáveis, acesso aos recursos de saúde, desmistificação e eliminação de estigmas, apoio social etc.
Para mais informações acesse: https://janeirobranco.com.br/