Coluna
Universo feminino

por Priscilla Vogt

Como me tornar uma mulher segura e confiante?

Para responder a essa pergunta precisamos, antes de mais nada, entender o que significa confiança. A palavra CONFIANÇA vem do latim confidere, que quer dizer “acreditar plenamente, com firmeza”. O sufixo “fidere” significa FÉ, por isso confiança quer dizer, COM FÉ. Sendo assim a AUTOCONFIANÇA é acreditar em nossas capacidades e atitudes, é ter fé em nós mesmas, mas, por que será que temos tanta dificuldade em confiar na gente?

 

Ao longo dos anos, pude ir percebendo no consultório como muitas de nós temos alguns padrões de comportamentos semelhantes que acabam destruindo qualquer possibilidade de autoestima e confiança saudáveis. Aqui vão alguns deles:

 

  • Ser crítica demais, ou seja, nada está bom, tem dificuldade em reconhecer os pontos positivos e olha sempre para o negativo;
  • Excesso de autocobrança, se cobra um nível de exigência e perfeição que não existe;
  • Querer dar conta de tudo e todos ao mesmo tempo, acreditando que é a mulher maravilha;
  • Ficar se comparando a outras mulheres e depreciando o seu processo de crescimento e desenvolvimento;

 

E aí, se identificou? Pois é. Infelizmente, se você continuar repetindo esses comportamentos, você vai viver frustrada e decepcionada consigo mesma. O primeiro passo para desenvolver ou resgatar a sua confiança é parar de seguir dessa maneira e escolher fazer diferente daqui pra frente. Uma mudança não acontece da noite para o dia, da mesma forma que reconstruir sua autoestima e autoconfiança. Leva tempo e dedicação para lapidar a mulher que deseja se tornar. Por isso aqui vão algumas dicas:

 

  • Comece por identificar sempre os pontos fortes e reconhecer aquilo que você tem e faz de melhor.
  • O nosso valor não está apenas no que FAZEMOS, mas, sim, em quem nós SOMOS.
  • Saiba enxergar as características boas que você tem como pessoa.
  • Pare de assumir muitas coisas e comece a respeitar seus limites enquanto mulher, você não precisa ter que dar conta de tudo. Equilíbrio trás segurança.

 

Aprenda a ter momentos só para si, mesmo que sejam breves, para que possa desfrutar da sua própria companhia e se reconectar com sua essência. Sempre é tempo de mudança, você pode escolher fazer diferente a cada momento. Espero que tenha gostado dessa reflexão e que possa resgatar o amor e admiração por você mesma. Seguimos juntas. Um abraço carinhoso!

 

 

Priscila Vogt é psicóloga clínica especialista em Logoterapia. Natural de Curitiba/PR, atualmente reside em Florianópolis, é amante de praia, sol e natureza. Se apaixonou por ajudar mulheres a encontrarem seu lugar no mundo e resgatarem sua autoconfiança. Hoje atua no On Line, mas também tem consultório na Ilha da Magia. @psipriscillavogt

Os textos de colunistas não refletem, necessariamente, a opinião da Revista Propósito