Viver num país que cultua e valoriza a juventude e a beleza nos faz acreditar que envelhecer não nos é permitido.
Ouvimos que o homem, quando envelhece e tem cabelo grisalho, fica charmoso; já a mulher é vista como “ficando velha”.
Será que essa pressão social e os padrões de beleza difundidos pelas mídias e redes sociais nos empurram cada vez mais para as mesas de cirurgia plástica, fazendo com que o Brasil seja um dos campeões mundiais nesse tipo de procedimento?
Pesquisas apontam que as principais motivações das cirurgias plásticas são de ordem estética. Nesse sentido, podemos refletir: o que está acontecendo com o processo de envelhecimento de nós, mulheres?
Muitas vezes penso que somos incentivadas a odiar nosso corpo, nossa forma, nossa aparência, nossa idade… Isso apenas nos torna cada vez mais reféns de ideais inalcançáveis, fazendo com que nos sintamos insuficientes e frustradas. Quando vamos quebrar esse ciclo?
Aceitar que o envelhecimento faz parte da jornada da vida já é um bom ponto de partida. Se, com o passar dos anos, começaram a surgir os cabelos grisalhos, isso significa que você já viveu muita coisa — e que bom que viveu o suficiente para dar tempo de eles chegarem até você.
Muitas mulheres não têm a oportunidade de chegar a essa etapa da vida (salvo aquelas que, com 18 anos, já têm cabelo grisalho). Isso quer dizer que você já construiu muita história na sua biografia.
Aprenda a admirar sua nova aparência — essa transformação que o tempo te possibilitou. Se você valoriza a jovialidade e um rostinho sem rugas, talvez seja mais difícil encarar a nova imagem que aparece no espelho.
Pare de dizer que o tempo não foi (ou não está sendo) tão generoso com você quanto é com outras mulheres da sua idade. Chega de comparação. Olhe para você!
O que essa imagem refletida no espelho tem para te contar?
Como você pode tirar o melhor de si neste momento?
Falamos em envelhecer, e isso automaticamente nos remete à beleza — mas e a saúde?
Não adianta ter maus hábitos a vida toda e esperar envelhecer com saúde e vitalidade. Uma boa aparência exige cuidados preventivos desde cedo.
E não adianta cuidar da aparência e esquecer da cabeça: há mulheres que envelhecem de mal com a vida, reclamando e se acomodando.
Lembre-se de alimentar bons pensamentos e sentimentos. Isso vai te tornar uma mulher muito mais linda e iluminada, pois não há padrão de beleza capaz de deixar bonita uma mulher “vazia por dentro”.
Cultivar o seu interior é tão importante quanto cuidar do seu exterior.
Aproveito para deixar aqui um convite à reflexão:
O que significa envelhecer para você?
Priscila Vogt é psicóloga clínica especialista em Logoterapia. Natural de Curitiba/PR, atualmente reside em Florianópolis, é amante de praia, sol e natureza. Se apaixonou por ajudar mulheres a encontrarem seu lugar no mundo e resgatarem sua autoconfiança. Hoje atua no On Line, mas também tem consultório na Ilha da Magia. @psipriscillavogt